sábado, 9 de março de 2013

Tutorial _ O que é Uma Fanfic?



Olá meus fofis, como estão?
A Tia Izis esta aqui com mais uma novidade!
Isso, agora teremos mais um EXTRA (daqui a pouco a pagina de extras vai ficar lotada).
Mas o que é este novo Extra? Lá em cima na respectiva pagina, vocês vão encontrar a imagem hiperlink que vai levar vocês a pagina de TUTORIAL FANFICS.
esta pagina vai conter informações, ajudas e tutoriais, se referindo a fanfics, teremos por exemplo, um post explicando sobre como classificar sua fanfic? ou o que é gênero? e este de hoje que vai explicar o que é "Fanfic":




O que é fanfic?

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles.
 Os autores dessas Fics são chamados de Ficwriters!

Sobre direitos autorais da obras e  personagens originais:


Com relação aos direitos autorais, de modo geral, considera-se que escrever uma fanfic não constitui uma violação de propriedade intelectual desde que a obra não seja comercializada e nem vise lucro. Ainda assim, juristas recomendam que o ficwriter acrescente no inicio do texto uma pequena nota legal (ou disclaimer) declarando quem realmente é o detentor dos direitos autorais, além de esclarecer que a história em questão não pretende obter qualquer forma de ganho financeiro.

Como surgiu?

Quem esta na minha faixa etária pode lembrar-se da série de TV "Arquivo X", isso mesmo, foi ela a propulsora das famosas fanfics, não das primeiras, pois creio eu que as fanfics são mais antigas quanto a própria ficção, pois desde que vemos uma obra adaptada ou ate mesmo venerada por meio de outros autores isso já um tipo de fanfic, mas com a série arquivo X, ela foi impulsionada a imaginação dos fãns.
(A Wikipedia, não concorda comigo, pois ela retrata como se fosse o hary Potter o propulsor, mas ja falaremos disso).
Na série Arquivo X, os colegas de trabalhos  Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais.
Em meio a este assunto tão interessante, os fãs eram realizados na escritas de fanfics que além de ter os maiores casos mirabolantes, eles queriam muito que os colegas de trabalho se tornassem além do Professional  queriam um relacionamento amoroso entre eles, e isso impulsionava a imaginação deles nas Fanfics.
A quem diga que foram as séries:  Harry Potter, [[Sailor Moon]) e ((Saga Crepúsculo)) responsáveis pela grande explosão de fanfics no Brasil e no mundo tal informação pode ser contestada.
a verdade é que através destas grandes sagas que a fanfic se tornou mais popular entre os internautas.
Com a popularização da internet, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. E com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics.

________________________________________________________________Fontes: Wikipedia
                                                                                                                                    Blog liga dos betas.


Espero que Tenham gostado deste primeiro Post referente a informações, espero vocês no próximo, vamos falar sobre Categorias de fanfics.

XOXO Beijos da Tia Izis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário